A telemedicina é um jeito moderno e confiável de cuidar da saúde. É quando você utiliza um celular, tablet ou computador para realizar uma consulta médica em vez de ir ao consultório.
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina é “o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.
A telemedicina pode parecer uma atividade nova no Brasil. Contudo, o termo surgiu na década de 1960, quando a aplicação da tecnologia foi utilizada para monitorar os sinais vitais de astronautas em órbita ou em viagem à lua, como mostra o estudo.
Desde então, a utilização da telemedicina vem sendo aprimorada de acordo com o aparecimento de novas tecnologias e necessidades de saúde.
Foi com a pandemia da Covid-19 que a telemedicina ganhou espaço para sua consolidação no Brasil. Em maio de 2022 foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Agora que você já sabe o que é telemedicina, vamos conversar sobre a sua confiabilidade e as suas principais vantagens? Continue lendo para saber mais.
Telemedicina é confiável?
A telemedicina é confiável, tanto que no início de maio de 2022, o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a prática da telemedicina no Brasil.
Veja a regulamentação: https://sistemas.cfm.org.br/normas/arquivos/resolucoes/BR/2022/2314_2022.pdf
Até então, essa modalidade de atendimento médico vinha sendo utilizada de forma emergencial durante o combate ao coronavírus ou de maneira embrionária em hospitais de ponta no país.
Mas com a ampla utilização da telemedicina pela população e sua rápida e necessária difusão, ela foi regulamentada e validada como um método que representa a evolução dos cuidados em saúde no mundo digital.
Quanto à confidencialidade do tratamento e a segurança dos dados pessoais, também é seguro. Isso porque todas as instituições que prestam serviço de saúde precisam seguir normas rígidas de segurança virtual, regulamentada pela LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, que é cada vez mais aprimorada para essa finalidade.
Como a telemedicina funciona?
A telemedicina funciona conectando pacientes e profissionais de saúde, permitindo consultas e avaliações médicas através da internet, ou seja, sem que ambos estejam fisicamente no mesmo ambiente.
Basta o paciente ter acesso a internet para se conectar a uma plataforma de telemedicina, como por exemplo a BluVida Sáude, e realizar a consulta.
Durante a consulta, o médico pode fazer uma avaliação inicial dos sintomas apresentados e oferecer orientações e recomendações adequadas.
Para ilustrar melhor, imagine um paciente que relata estar com tosse, febre ou outros sintomas gripais.
O médico, ao receber essa informação, pode avaliar a gravidade do quadro e determinar se é necessária uma consulta presencial ou se o tratamento com medicamentos para controle dos sintomas é suficiente.
Dessa forma, a telemedicina não só economiza tempo, mas também torna o atendimento médico mais acessível e eficiente, especialmente em situações onde a rapidez na resposta pode fazer toda a diferença.
Vantagens da telemedicina
Além da rapidez de resposta como vimos no caso acima, a telemedicina oferece diversas outras vantagens, como:
- Facilidade de realizar consultas dos pacientes que possuem dificuldade ou limitações de locomoção;
- Controle precoce de doenças sem que o paciente necessite procurar uma sala de emergência;
- Atenção primária à saúde em regiões distantes de instituições médicas ou em áreas com escassez de profissionais;
- Melhoria da qualidade de vida de paciente e de seus familiares e redução dos custos de assistência à saúde;
- Evitar que o paciente entre em contato com doenças virais e piore sua saúde;
- Oferecer atendimento qualificado com praticidade, dinamismo e conforto.
A telemedicina é uma ferramenta que agrega no desenvolvimento do setor de saúde como um todo, seja pela troca de experiência e conhecimento entre profissionais, seja pelo maior número de pessoas que têm acesso à saúde de qualidade.
Gostou deste conteúdo?
Acompanhe a BluVida Saúde nas redes sociais para mais conteúdos sobre saúde e telemedicina.